Kristina Donner

Erlan (03:45): Kristina, nós nos conhecemos há alguns dias, mas nossos ouvintes ainda não te conhecem. Você poderia nos falar mais sobre você? Quem é, de onde é, o que você faz na vida. Conte ao mundo quem é Kristina Donner.

Kris (04:04):  Meu nome é Kristina, Tenho 18 anos, nasci em Kamchatsky (Sibéria), Rússia, e agora eu estudo Filosofia em St. Petersburg State University.
Não estou trabalhando atualmente mas meus pais me ajudam em minha graduação e futuramente eu pretendo me tornar uma jornalista ou talvez escritora.

Erlan (04:30): Kristina, você me disse que estuda em um instituto de filosofia e estudos religiosos, certo?

Kris (04:39): Sim

Erlan (04:43): Há uma maioria de Igrejas Ortodoxas na Rússia. Você se considera uma mulher religiosa? Você vai à igreja? O que você pensa da religião como um todo?

Kris (04:54): Não. Eu sou ateia, mas na Rússia, as pessoas não consideram que ateus sejam maus, até porque historicamente a URSS foi um país ateu. Na Rússia você consegue encontrar membros de quase todas as religões: Muçulmanos, budistas, xamãs e cristãos, é claro, em sua maioria.
Sim, muitas pessoas são religiosas, mas, via de regra, eles dizem que são crentes, contudo, na verdade eles desconhecem as próprias doutrinas ou significados de suas celebrações.
Eu acredito que a religião é a parte mais importante da cultura e um poderoso motivador de eventos históricos, o espírito da identidade nacional.
Cristãos ortodoxos frequentemente se opõem aos católicos e aos protestantes e não se sentem unidos a esses grupos.
Essa ideia [cismática] iniciou-se com Knyaz Vladimir, quando diferentes tribos eslavas pagãs foram consolidadas em uma única religião, contrastando o que ocorreu em outros países europeus.

Erlan (06:12): Você disse que cristãos ortodoxos se opõem aos católicos e aos protestante e você não percebe unidade entre eles. Você diz isso baseado em experiências pessoais, em estudos, em doutrinas, em o quê?

Kris (06:30): Pelas ideias nacionais russas de que os ortodoxos não são iguais, não são originalmente, não são pessoas acima de Deus. E as outras pessoas não são.

Erlan (06:50): Mesmo sendo ateia, você já foi a uma igreja ou teve contato com religiosos que compartilharam seus pontos de vista com você?

Kris (07:04): Sim, eu conheço pessoas até por conta da minha futura profissão e gosto de conversar com elas sobre religião. Eles dizem: “Eu acredito em algo, em Deus, mas não acho necessário saber mais sobre as doutrinas ou as celebrações.

Erlan (07:35): Entendo. Bem, a Rússia é uma país bem grande, você certamente sabe disso. É o país com maior extensão territorial no mundo. Conte-nos como é viver na Rússia? Pontos positivos e negativos. O que a Rússia tem a oferecer ao mundo e o que o mundo precisa saber a sobre o país?

Kris (07:59): Eu não viajei o suficiente, então não posso comparar a Rússia com outros países. contudo é possível destacar alguns pontos.
A Rússia é o lar de cerca de 200 etnias. Somos orgulhosos do brilho de nossa composição nacional, cultural, linguística e religiosa. A vida entre os membros de muitas nações (especialmente na Sibéria) nos torna tolerantes. Infelizmente, o mundo considera a Rússia um país intolerante, mas isso não é verdade;
Um outro ponto positivo é a nossa natureza e nosso clima .
Na Rússia, você pode encontrar de tudo: Paisagens recreativas, gêiseres, vulcões, ar limpo. Também temos o maiores rios do mundo e às vezes eu vou ao Rio Yenisei.
Também temos educação absolutamente gratuita. Eu sei que, em alguns países europeus você paga contribuição uma vez por ano; além disso, os estudantes pagam um aluguel elevado para apartamentos. Na Rússia, você nunca pagar por educação e cada estudante pode viver em campus. Eu, por exemplo, pago cerca de 30 dólares no ano. Pode ser, por vezes, uma vida difícil [a de estudante], porém é interessante morar sozinha e não me preocupar com dinheiro.

As tradições de gênero são muito influentes. Não se se é bom ou ruim, mas acho que somos [homem e mulher] iguais, apesar de papeis diferentes. Na Sibéria e em outras cidades pequenas esse senso é forte, mas em Moscou e São Petersburgo não tanto.
Outro ponto negativo são os baixos salários dos professores, cientistas e médicos. Não é o suficiente para viver.
[Nikolai] Gogol, um escritor russo, conhecido por ter dizer que “A Rússia tem dois problemas: Idiotas e péssimas estradas”. Eu creio que essa citação ainda se mantém

Erlan (10:48): Kris, eu morei minha infância toda perto de uma das maiores lagoas do Brasil. Ficava a menos de 1km da minha casa e eu passei uns 15 anos lá. Eu posso contar nos meus dedos quantas vezes eu visitei aquele lugar.
Você tinha me dito que a Rússia tem os maiores rios, montanhas, lagos, estepes, florestas. Perguntinha rápida: Quantas vezes você visitou esses lugares?

Kris (11:27): Oh, no verão eu vou com minha família ao rio, ao lago. Todos os finais de semanas fazemos programas na natureza. Eu gosto muito. Eu moro perto do Rio Yenisei dá pra ir a pé.

Erlan (11:46): Você tem sorte por ter uma família tão legal… Desculpe, eu acabei de ter um momento emotivo aqui, vamos voltar pra entrevista haha. Você disse muitas coisas interessantes e eu ainda as estou recapitulando. Por exemplo, a educação gratuita. Em economia, as pessoas costumam dizer que “Não existe almoço grátis”. Não há gratuidade no que é ofertado pelo governo. Você acaba pagando no final das contas em serviços, impostos, mercadorias e no mercado. Eu falo isso porque o Brasil também tem serviços gratuitos governamentais, mas a qualidade é muito baixa. Sendo assim, qual o custo para a educação e serviços médicos gratuitos?

Kris (04:39): Eu considero a qualidade da educação na Rússia boa. Na Rússia as Universidades gratuitas são muito melhores que as demais. O atendimento médico também é bom. Eu sempre vou em hospitais públicos. Minha mãe é médica e ela acha o nosso sistema bom, mas o custo de vida é menor que nos demais países europeus e por isso não se pode pagar salários melhores a professores, cientistas e médicos.

Erlan (13:47): É o suficiente. Você disse que as tradições de gênero são muito influentes. Se você for uma mulher e não estiver casada, com filhos, as pessoas te condenarão. Você se considera uma feminista?

Kris (14:05): Não. Feministas acham que as pessoas são iguais. Sim, nós todos somos iguais na ciência, nos esportes, na política, mas somos diferentes. Nós fazemos conexões diferentes e na Rússia quase todas as pessoas acreditam que as mulheres deveriam ficar em casa, cozinhar e fazer algo interessante com as crianças e os homens devem trabalhar e ter altos salários.

Erlan (14:48): E o que você acha disso? O que você acha de uma mulher que é a líder em seu lar? Você acha isso normal e desejável?

Kris (14:57): Eu acho que não. Na família, o homem é o líder. Ele deve liderar sua casa. Acho que isso que é normal.

Erlan (15:05): Ok. Que tal falarmos sobre política? [Vladimir] Putin governa o país creio que desde 2000. O que você pensa sobre seu governo?

Kris (15:21): Ele é um homem muito inteligente e forte. Não é uma pessoa comum. A Rússia sempre teve líderes fortes, ícones de autoridade e ele é um guia para nosso país. Eu não sei quem mais seria um bom presidente para a Rússia se não Putin.

Erlan (15:47): Ok. Kristina. A pergunta mais importante de todas: Quantos pokémons você já pegou?

Kris (15:55): Hahahaha, Eu não estou jogando esse jogo, não o acho interessante.

Erlan (16:00): Kristina, não minta para mim, eu sei que você passa o seu tia todo procurando pokémons na rua.

Kris (16:08): Não! Não é verdade! 🙂

Erlan (16:11): Ok, ok.  O Brasil está atualmente hospedando os jogos olímpicos de 2016. A equipe de atletismo da Rússia foi proibida de vir. Como esse assunto está sendo comentado na Rússia?

Kris (16:28): Apesar de eu querer acreditar que todo esse escândalo está apenas querendo tirar o crédito da [equipe russa] perante todo o mundo e perante os demais russos, é sabido que vários atletas de outros países que estavam a envolvidos com doping estão [nas Olimpíadas] do Rio. O Comitê Olímpico Internacional decretou sanções contra não apenas atletas que caíram no doping, mas contra toda a equipe de atletismo russa, incluindo os atletas dos jogos paraolímpicos. Eu acho que é desonroso e até contraditório ao espírito olímpico. Se isso for um ato político, e eu tenho certeza que é, logo é algo muito forte. Nós estivemos muito felizes em 2014 pelas vitórias, mas agora eles dizem que foi algo enganoso, então a situação é apenas invejosa.

Erlan (16:28): [Yelena] Isinbayeva tem estado muito preocupada e brava com toda essa situação. Então você concorda com ela?

Kris (17:51): S m.

Erlan (17:22): Kris,… Eu posso te chamar de Kris?

Kris (17:55): Sim, claro.

Erlan (17:56): Certo… E quanto a Tina?

Kris (17:59): Hum…

Erlan (18:01): Haha, Não, deixa, é o suficiente.

Erlan (18:05): Kris, nossa agência brasileira de inteligência (ABIN) está tomando conta da segurança desde que o ISIS anunciou uma ameaça contra [as Olimpíadas] do Rio. O que você pensa sobre o ISIS e o terrorismo como um todo? O governo russo fala sobre medidas preventivas contra o terrorismo? Como vocês como cidadãos se preocupam em relação aos atentados terroristas?

Kris (18:31): Eu não acho que sou tão qualificada para falar sobre as medidas de segurança do nosso governo. O que eu sei é que ele está fazendo o máximo para nossa segurança desde que o ISIS declarou Jihad (Guerra Santa) contra a Rússia, os aeroportos ficaram muito mais fiscalizados, com presença de policiais em rodoviárias e estações de trem, assim como algumas áreas escolares foram interditadas por suspeita de atentado. A Rússia é mais vulnerável ao terrorismo islâmico, porque extremistas estão usando crianças de famílias muçulmanas do Cáucaso. E na TV, vemos frequentemente anúncios de medidas anti-terrorismos. Não posso falar muito mais, mas a luta contra o terrorismo é agora a maior preocupação do governo russo.

Erlan (19:40): Entendo. No mês passado, o mundo presenciou muitos atos violentos. Dois atentados na França, uma tentativa de golpe na Turquia, um esfaqueamento em massa na Alemanha. Kris, o que está acontecendo com o mundo? Por que as pessoas estão tão violentas o que há com essas máquinas de matar que tanto vemos nos noticiários.

Kris (20:02): Eu acho que é um problema de educação e de contexto econômico das nações islâmicas. Crianças que não tiveram acesso a boa educação, boas escolas, boas faculdades e acabam indo a centros de educação islâmicos e têm acesso a ideias radicais sobre terrorismo. Não desejam paz e qualidade de vida. O problema é a falta de educação.

Erlan (20:45): Entendo. Entendo. Vamos falar sobre algo mais prazeroso. Compartilhe conosco um pouco de sua cultura. Recomentação de bandas musicais, filmes russos favoritos, atores, cantores. Qualquer coisa que você gostaria de dizer, diga agora! Ou não, você escolhe.

Kris (21:06): Rússia é rica no que diz respeito a escritores. [León] Tolstói, [Fiódor] Dostoiévski, você sabe. Bulgakov, Gogol… A ficção-científica e a fantasia russa escritas por [Arkady e Bóris] Strugatsky são tão boas. Eu acho que nossa ficção científica é a melhor do mundo.
Todos na Rússia amam as comédias soviéticas. Eu te recomendo os filmes de Leonard Gaidai: Diamond Arm, Caucasian Captive, The irony of the Fate (Este filme é sobre a vida monótona e sua obsolescência). Entre os filmes mais modernos, gosto dos filmes sobre guerra: Stalingrad, Battle for Sevastopol (Sobre mulheres na guerra).
Também há várias boas bandas de rock russas. Kino e Victor Tkoi são muitos populares na Rússia. Agatha Christie (o mesmo nome da escritora), Aria… Todas as bandas do final do século 20 e início do 21 são muito boas.
Eu gostaria de destacar a banda Leningrad. Ele são estranhos, usam linguagem chula nas canções, mas não tem medo de falar sobre esteriótipos e os problemas da modernidade na Rússia, no mundo e na natureza humana.

Erlan (22:57): Kris, você mencionou Strugatsky, certo?

Kris (23:02): Sim.

Erlan (23:02): Eu li um de seus livros.

Kris (23:08): Qual?

Erlan (23:12): Hmmm, espere um pouco que vou tentar falar em russo… О…битае…мый ос…тров

Kris (23:23): Обитаемый остров? (Prisioneiros do Poder).

Erlan (23:24): Isso! Обитаемый остров! Você já leu esse?

Kris (23:32): Sim!

Erlan (23:35): Sabe, esse livro foi sensacional! Aqui no Brasil, nós [normalmente] não temos ideia disso. Quando falamos em ficção científica, falamos sobre Asimov, e etc, mas [esse tipo de autor] não chega no Brasil.
Falando sobre arte russa, eu assisti esse filme chamado… А зори… Espera… eu consigo! А зори здесь тихие (Auroras Nascem Tranquilas). Eu assisti ao filme dos anos 70, amei o filme. Nossa amiga em comum me recomendou, também assisti Брат. Coisas boas vindas da Rússia não chegam no Brasil. Nós estamos tão intoxicados com produções norte-americanas e não aproveitamos as produções russas. O que você acha disso?
Acha que talvez a Rússia pudesse investir mais em propaganda ou marketing, ou você acha que essas são tradições russas e não há problema com o resto do mundo não conhecer as produções artísticas russas.

Kris (25:07): Acho que os filmes e livros russos são tão especiais por conta de suas particularidades (programas, tipo de humor) e talvez… não sei se eles são tão interessantes assim para os estrangeiros…

Erlan (25:34): Beleza. Kris, por mais que eu tenha adorado nossa conversa, nós estamos chegando no fim. Você gostaria de enviar uma mensagem às pessoas no Brasil? Que tipo de sabedoria russa uma jovem moça de o que? 19, 18 anos? Quanta sabedoria uma jovem de 18 anos pode enviar em uma mensagem ao povo brasileiro e de todo o mundo que ouve meu podcast?

Kris (26:11): Sabedoria? hahaha… Não sei. Nunca fui ao Brasil mas eu espero ir um dia ao Rio e ver aquela linda estátua de Jesus Cristo. Brasil para mim é o país do café, do futebol, carnaval e novelas (minha avó ama!). Eu gostaria de dizer que eu acredito que teremos bons jogos olímpicos, mesmo em meio aos problemas econômicos, políticos, dentre outros. Espero que as pessoas possam se unir e possam amar e agir pacificamente ao mostrar os jogos olímpicos ao mundo.

Erlan (27:22): Espera aí, você acabou de dizer que a sua avó ama as novelas brasileiras?

Kris (27:30): Sim!

Erlan (27:33): O que está acontecendo com o mundo?

Kris (27:36): No final do século 20 e início do 21, elas [as novelas brasileiras] eram tão populares na Rússia! O Clone, Por Amor, Tropicaliente. Tão populares!!!

Erlan (27:51): ‘O.O

Kris (27:53): Tão populares!!! Todas as pessoas assistiam! As novelas brasileiras são tão boas!

Erlan (28:10): Ok, Kris, nós temos uma tradição aqui, onde eu pergunto aos meus convidados uma pergunta simples: O que é a vida para você?

Kris (28:24): Tão difícil! Uma pergunta tão complicada, mas eu acho que a vida é ajudar um ao outro. Ser prestativo às demais pessoas e desta forma nós podemos fazer não apenas nossa própria vida, mas a vida das outras pessoas muito mais colorida, brilhante. Eu acho que esse é o sentido da vida e a vida é basicamente ajudar.

Erlan (28:59): Senhoras e senhores, eu acabei de ter a mais maravilhosa entrevista de todas com Kristina Donner. Me diga uma coisa, você é parente do Sr. Richard Donner?

Kris (29:10): Não, rs… Não sou parente dele.

Erlan (29:15): Tudo bem, você tem o nome da ex-presidente argentina (Kristina Kirchner) e um dos mais fantásticos diretores de todos os tempos (Richard Donner) então, eu tive essa ótima entrevista com Kristina Donner, obrigado Kristina, por aceitar o convite e estou muito feliz por ter você no meu podcast.

Kris (29:42): Estou feliz por ter ajudado, de nada!

Erlan (29:47): Ok, obrigado e… Dasvidaniya!

Kris (29:51): Dasvidaniya!

Erlan (29:52): Kristina, tenha uma ótima caçada aos pokémons, tome cuidado!

Kris (29:52): Hahah, muito obrigada!