Piotr Godard

Erlan: Piotr, você é francês.

Piotr: Sim, eu nasci em Paris, então sim, sou francês.

Erlan: Pela sua voz, você parece novo. Qual a sua idade?

Piotr: Eu tenho 21 anos. É, sou novo mesmo.

Erlan: Entáo, eu sou brasileiro. Brasileiros são fanáticos por futebol. O Brasil é pentacampeão mundial. Como esse projeto começou? Você sempre foi o nerd do futebol, sempre com as estatísticas, que sempre sabia tudo sobre história. Como começou esse canal no Youtube?

Piotr: Bem, primeiramente fora Temer. Minha paixão por futebol vem do meu pai. Ele gosta muito de futebol. Foi um grande jogador, não profissional, mas bom o suficiente. Muito melhor do que eu.
Então essa paixão existe por causa da minha família. Eu sempre fui um grande fã, gostava de assistir os jogos, analisar e ter informações sobre os times e história, coisas do tipo. Esse é o meu histórico.

Eu joguei por alguns anos em clubes e parei para jogar apenas pela universidade.
No ano passado, eu estreei meu canal no Youtube por conta de um jogo na final da copa da frança, eu quis pesquiasar os lances de destaque do modo como Thiago Motta e Thiago Silva jogavam.

Como eu tinha um software de edição de video no meu computador, eu quis fazer as compilações eu mesmo. Foi assim que tudo começou.

Erlan: Atualmente, o seu canal é um dos melhores canais de análise tática no Youtube, eu diria até o melhor.

Piotr: Obrigado.

Erlan: Então, ao invés de dizer “oi’, “olá” ou “salut”, eu devo te dizer “obrigado” no nome de todos os fãs de futebol. Você tem feito um excelente trabalho.

Piotr: De nada. Muito obrigado. Eu tento ajudar pessoas a entender o jogo, então é sempre um grande prazer ouvir palavras de gratidão e de apoio. É muito importante para mim.

Erlan: Você produz conteúdo para internet. E a internet, como sabemos, é uma terra sem lei, cheia de haters e trolls. Você já foi xingado ou sofreu assédio na seção de comentários?

Piotr: Eu não diria que fui assediado, ainda bem. Claro que já fui insultado bastante, porque assim que você começa a produzir conteúdo pra internet e começa a crescer um pouco, chegam os trolls, os haters e pessoas que te insultam. Na maioria das vezes, eu nem ligo para os comentários, nem para os racistas. Eu não posso mudar as coisas como elas são na internet. Não chega a ser um problema para mim. Já fui insultado algumas vezes, mas a maior parte dos comentários vem de boas pessoas, interessadas em futebol, compartilhando seus pontos e apoiando o canal, então eu ainda gosto de ler os comentários nos meus vídeos.

Erlan: Excelente. É 2018, a Copa do Mundo está chegando. Eu sou brasileiro, você é francês. Você já sabe do que eu estou falando. Nos últimos 30 anos a França sempre vem vencendo o Brasil. Eu não estou com medo da Alemanha, nem da Espanha, nem da Argentina. Eu estou rezando pra não encarar a França novamente. No seu último vídeo, bom pelo menos último até o dia desta gravação, foi sobre França x Colombia. O que raios aconteceu com a França?

Piotr: Respondendo ao seu primeiro comentário… Você se lembra quem eliminou a França na última Copa do Mundo?

Erlan: Hmm…

Piotr: Alemanha! Não foi nenhuma bênção né? Desculpe

Erlan: Haha, ok

Piotr: No último amistoso (no jogo anterior), a França venceu a Rússia. O time começou bem, com boas intenções, até porque tinha liberdade para jogar. Os colombianos estavam esperando o jogo francês, aguardando pra ver como o time jogaria e depois de concederem 2 gols, eles reagiram e começaram a marcar alto e foi aí onde desmoronamos.
Eu não acho que nosso técnico tenha qualidade na construção tática para que nosso time resista à pressão e mantenha a qualidade no desenvolvimento de seu jogo. Esse é o ponto chave. Não lembro especificamente das estatísticas, mas acho que antes do 25 minutos, tínhamos 90% de passes bem sucedidos e após os 25 minutos, quando a Colômbia passou a marcar alto.